Combate ao Racismo: Coletivo Nacional da CUT se reúne em São Paulo

17/08/2017 - 17:28

Dirigentes debatem os impactos da retirada de diretos pós-golpe, para a população negra do país

                Nos dias 14 e 15 de agosto, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo da CUT reuniu seu coletivo para avaliar a conjuntura e definir ações para o próximo período. O Encontro foi realizado na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, CONTRACS, e contou com a participação da CNTRV.

                Para a Secretária Nacional de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores, Maria Julia Reis Nogueira, as ações do governo golpista de Michel Temer (PMDB), apoiadas por seus aliados no Congresso Federal, coloca a mulher negra em situação ainda mais vulnerável com relação aos demais trabalhadores e trabalhadoras.

                O Deputado Federal Vicentinho (PT/SP),  também participou do encontro e  falou sobre os impactos do que chamou de “Deforma Trabalhista”, nas relações de trabalho e na empregabilidade da população negra.

 

Solidariedade internacional

                Jana Silverman, representante do Centro de Solidariedade da AFL-CIO (entidade sindical norte-americana), falou sobre a importância do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial, o INSPIR. Fundado em 1995, o órgão tem como objetivo central a formação de dirigentes sindicais frente à promoção da igualdade racial nos locais de trabalho.

                Silverman fez uma avaliação das principais ações do INSPIR e destacou seu papel frente ao combate da crescente onda de violência e preconceito racial em todo o continente, inclusive nos Estados Unidos.

 

Campanha

                Os educadores da Secretaria Nacional de Formação da CUT, Pérsio Plensack e Alex Capuano, falaram sobre o relançamento da Campanha “Basta de Racismo: no Trabalho e na Vida”, que consiste na realização de atividades nos espaços sindicais para que as entidades despertem cada vez mais à necessidade de desenvolver ações concretas para o combate à discriminação racial nos locais de trabalho e em todos os ambientes sociais.