RS: Encontro Regional de Mulheres ocorrerá em Sapiranga, dias 28 e 29 de Junho

29/05/2018 - 17:35

Projeto é desenvolvido em parceria com central sindical norte-americana

Entre os dias 28 e 29 de Junho de 2018, Sapiranga vai abrigar o Encontro Regional Sul do “Projeto de Formação e Organização de Mulheres do Ramo Vestuário da CUT” proposto pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo do vestuário (CNTRV) em parceria com o Solidarity Center da AFL-Cio, maior central operária dos Estados Unidos e Canadá. O grande objetivo é fortalecer a participação feminina nos espaços decisivos das entidades filiadas, debater relações sociais de gênero, empoderamento das mulheres no mercado de trabalho, histórico das lutas das mulheres no Brasil e no Mundo, desigualdade de gêneros, comunicação entre os grupos de mulheres do ramo do vestuário da CUT, entre outros.

O primeiro encontro, realizado em Fortaleza (CE) em setembro passado, reuniu 38 dirigentes de diversos sindicatos filiados da região nordeste, bem como em Pouso Alegre (MG), entre 27 sindicalistas das regiões sudeste e centro-oeste. Este será a etapa da região Sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e contará com a participação de mulheres destas localidades na cidade de Sapiranga, no Hotel das Rosas. Para a presidenta da CNTRV, Cida Trajano, é importante para que as sindicalistas do nosso ramo se capacitem e se organizem cada vez mais.  “As dificuldades foram impostas às mulheres deste o início dos tempos em todos os espaços. Seja na vida, no trabalho, organizações sindicais e populares, temos o desafio de fortalecer a representação frente à luta contra o machismo e todas as demais formas de preconceito”, diz ela.

Para o presidente da Federação dos Sapateiros/RS, João Batista Xavier, não há outra forma de promover a representação feminina se não houver debates e encontros como este. “As mulheres precisam sair de dentro dos sindicatos e demais entidades para participar de importantes decisões. Este seminário irá promover oportunidades, sendo um grande progresso no que se trata da divisão dos espaços de poder”, ressalta ele. Este projeto contará com lideranças regionais, estaduais, nacionais e internacionais.