Recife: Seminário encerra primeira etapa de projeto que discute direitos humanos e igualdade de gênero nos locais de trabalho

16/05/2019 - 10:06

Entre março a maio, foram realizados três seminários regionais, além do encontro nacional. Projeto segue com outras atividades

     Recife - De 6 a 9 de maio, dirigentes de sindicatos filiados à CNTRV na região nordeste que integram o projeto denominado “Promover os Direitos Humanos e Fortalecer a Ação Sindical e a Igualdade de Gênero no Ramo Vestuário da CUT”, participaram do terceiro e último seminário regional previsto no programa.

    Durante os meses de março, abril e maio, o projeto realizou eventos nas regiões sul, sudeste e nordeste, além de um encontro nacional sediado na cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre os Seminário Regionais e o Encontro Nacional AQUI

    Como ocorreu nas demais regiões, a atividade em Recife foi dividida em duas partes. A primeira contou com um público misto (mulheres e homens) e a segunda foi composta por debates sobre assuntos de interesse específico das mulheres. “O envolvimento dos homens nas atividades do projeto é um fator fundamental para que pautas como igualdade de gênero e participação das mulheres no processo de negociação coletiva dos sindicatos, ganhem expressão nas entidades participantes”, explicou Cida Trajano, presidenta da CNTRV.
    
Temas

    O seminário promoveu debates sobre diversos temas relacionados à pauta do projeto. Atuação sindical e política sob a perspectiva de aliança entre homens e mulheres; negociações coletivas e relações de gênero; violência de gênero nos locais de trabalho; e participação das mulheres nos sindicatos, foram os principais assuntos tratados em três dias de atividades.

Continuidade do Projeto

    Após a conclusão da programação envolvendo as direções sindicais, as entidades envolvidas têm agora a tarefa de realizar rodas de conversa com as trabalhadoras e trabalhadores de suas respectivas bases. “As primeiras conversas serão somente entre as mulheres. Depois haverá uma nova rodada envolvendo os trabalhadores. Estamos com uma ótima expectativa e acreditamos que essas atividades serão um passo importante para a ampliação do debate sobre igualdade de gênero e direitos humanos, conectados à ação sindical”, aponta Trajano.
    A primeira roda de conversa do projeto foi realizada no dia 4 de maio, no Rio Grande do Sul. Saiba como foi AQUI.

Parceria

    O projeto está sendo desenvolvido pelo Solidarity Center da AFL-CIO e CNTRV, em parceria com o Instituto C&A e Instituto Observatório Social.

Para acompanhar as ações do projeto, clique AQUI.

Acesse AQUI a galeria de fotos do Encontro Regional Nordeste.