CNTRV repudia empresa mexicana que demitiu trabalhadores membros de uma organização autônoma

04/06/2018 - 17:25

Empresa Rintex demitiu mais de 50 trabalhadores por se organizarem em defesa de seus direitos

                Nesta segunda-feira, 4, a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Vestuário da CUT, CNTRV, enviou uma carta à empresa mexicana Rintex que atua no ramo de confecções e demitiu mais de 50 trabalhadores e trabalhadoras por se organizarem coletivamente.

                As demissões ocorreram após uma grande luta dos trabalhadores da Rintex por melhores condições de trabalho e garantia de direitos, desenvolvida com apoio de entidades sindicais mexicanas como o Centro de Apoio ao Trabalhador e a Frente Autêntica dos Trabalhadores (FAT). Segundo informações dos próprios trabalhadores, existe um acordo coletivo na empresa que foi firmado sem a participação da categoria com objetivo de proteger somente a empresa. Por esta razão os empregados se organizaram de forma autônoma para defender os direitos coletivos. “Este tipo de organização, denominada “coalização” é prevista na legislação trabalhista mexicana, e em muitos casos são organizações que culminam na fundação de um sindicato”, aponta Valter Sanches, Secretário Geral da IndustriALL Global Union.

                Os trabalhadores da Rintex denunciam que logo após a formação da coalizão, foram fortemente atacados por uma reação patronal que vai desde a hostilização dos membros associados, perseguição, assédio e demissões em massa.

                Na carta, também enviada por outras entidades sindicais de todo o mundo, a presidenta da CNTRV, Cida Trajano, exigiu que a empresa reintegre os trabalhadores e as trabalhadoras demitidos, pare as demissões e negocie uma solução com a FAT, visando o fim do conflito e a garantia de organização e mobilização de seus empregados.