Bahia: Sindicalista do Ramo Vestuário debate Reformas com alunos do ensino médio

“A escola é um importante espaço de diálogo social. Os estudantes precisam entender o que está em jogo no país”, aponta James Santos Alves

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 07/04/2017 - 18:21 • Última modificação: 07/04/2017 - 18:36 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 07/04/2017 - 18:21 Última modificação: 07/04/2017 - 18:36

Divulgação James apresenta os impactos da Reforma da Previdência para a população mais pobre

                Aluno do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Itapetinga), James Santos Alves, que é presidente do Sindicato regional dos trabalhadores calçadistas (entidade filiada à CNTRV/CUT) realizou uma palestra sobre “as Reformas do governo Temer e os impactos da terceirização” para mais de uma centena de adolescentes, professores e direção da Escola Estadual Polivalente, um colégio local de ensino médio. A palestra aconteceu na noite da última terça-feira, 4.

                James conta que recebeu o convite da própria Universidade e abordou todos os pontos da Reforma da Previdência e os possíveis impactos da terceirização generalizada, além de chamar a atenção para a Reforma Trabalhista, que provavelmente será o próximo passo do Governo rumo à destruição dos direitos. “As perguntas dos alunos questionaram a autenticidade das informações transmitidas pela grande mídia. A maioria queria saber se é verdade que a Previdência está quebrada e que a terceirização irá melhorar a economia e gerar mais emprego”, ressaltou.

                Segundo o sindicalista, a palestra possibilitou intervenções bastante politizadas que refletiram a desconfiança da juventude sobre os reais interesses do Governo e do Congresso. “Os alunos questionaram, por exemplo, se as mudanças na previdência e nas leis trabalhistas irão atender os interesses da população ou dos empresários. ”, conta.

Uma boa iniciativa

                Muitas agremiações estudantis têm feito o debate sobre a Reforma da Previdência e retirada de direitos, mas para Cida Trajano, presidenta da CNTRV, a troca de experiências com sindicalistas contribui ainda mais para o enriquecimento das informações. “A juventude tem um ponto de vista mais imediato e os sindicalistas carregam a experiência de quem participou das conquistas da classe trabalhadora. Unir estes dois elementos num debate com estudantes do ensino médio pode produzir muito conhecimento sobre a realidade do país. Pena que são poucas escolas e universidades que abrem este espaço. A iniciativa da direção da Escola Polivante, em Itapetinga, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, deveria servir como exemplo para todas as escolas e universidades públicas do país”, comenta Trajano que parabeniza os organizadores também pela escolha do palestrante.

 

Outros espaços

                Ainda em Itapetinga, um grupo de sindicalistas tem usado diversos espaços para mobilizar os trabalhadores e sociedade contra a Reforma da Previdência. Na noite da última quinta-feira, 7, o Sindicato dos Calçadistas de Itapetinga e Região expôs sobre o tema numa sessão especial da Câmara dos Vereadores.

Título: Bahia: Sindicalista do Ramo Vestuário debate Reformas com alunos do ensino médio, Conteúdo:                 Aluno do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Itapetinga), James Santos Alves, que é presidente do Sindicato regional dos trabalhadores calçadistas (entidade filiada à CNTRV/CUT) realizou uma palestra sobre “as Reformas do governo Temer e os impactos da terceirização” para mais de uma centena de adolescentes, professores e direção da Escola Estadual Polivalente, um colégio local de ensino médio. A palestra aconteceu na noite da última terça-feira, 4.                 James conta que recebeu o convite da própria Universidade e abordou todos os pontos da Reforma da Previdência e os possíveis impactos da terceirização generalizada, além de chamar a atenção para a Reforma Trabalhista, que provavelmente será o próximo passo do Governo rumo à destruição dos direitos. “As perguntas dos alunos questionaram a autenticidade das informações transmitidas pela grande mídia. A maioria queria saber se é verdade que a Previdência está quebrada e que a terceirização irá melhorar a economia e gerar mais emprego”, ressaltou.                 Segundo o sindicalista, a palestra possibilitou intervenções bastante politizadas que refletiram a desconfiança da juventude sobre os reais interesses do Governo e do Congresso. “Os alunos questionaram, por exemplo, se as mudanças na previdência e nas leis trabalhistas irão atender os interesses da população ou dos empresários. ”, conta. Uma boa iniciativa                 Muitas agremiações estudantis têm feito o debate sobre a Reforma da Previdência e retirada de direitos, mas para Cida Trajano, presidenta da CNTRV, a troca de experiências com sindicalistas contribui ainda mais para o enriquecimento das informações. “A juventude tem um ponto de vista mais imediato e os sindicalistas carregam a experiência de quem participou das conquistas da classe trabalhadora. Unir estes dois elementos num debate com estudantes do ensino médio pode produzir muito conhecimento sobre a realidade do país. Pena que são poucas escolas e universidades que abrem este espaço. A iniciativa da direção da Escola Polivante, em Itapetinga, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, deveria servir como exemplo para todas as escolas e universidades públicas do país”, comenta Trajano que parabeniza os organizadores também pela escolha do palestrante.   Outros espaços                 Ainda em Itapetinga, um grupo de sindicalistas tem usado diversos espaços para mobilizar os trabalhadores e sociedade contra a Reforma da Previdência. Na noite da última quinta-feira, 7, o Sindicato dos Calçadistas de Itapetinga e Região expôs sobre o tema numa sessão especial da Câmara dos Vereadores.



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.