Comissão Nacional Tripartite para revisão da NR 12 realiza reunião em São Paulo

Encontro definiu pontos importantes para a segurança na indústria de calçados. CNTRV enviou representação

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 09/05/2017 - 15:03 • Última modificação: 10/05/2017 - 16:32 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 09/05/2017 - 15:03 Última modificação: 10/05/2017 - 16:32

Divulgação Miro Jacintho, representou o vice-presidente da CNTRV, João Batista Xavier

                O presidente do Sindicato dos Calçadistas de Jaú, Miro Jacintho, participou de uma reunião da Comissão Nacional Tripartite Temática, CNTT, sobre a NR 12, uma Norma Regulamentadora que trata da segurança dos trabalhadores diante de máquinas e equipamentos industrias. O Encontro aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio. O sindicalista representou o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), João Batista Xavier, que acompanha a movimentação da CNTT desde sua instalação.

                O tema central da reunião foi o trabalho seguro em máquinas na indústria de calçados. “Como supervisor de manutenção na indústria calçadista, pude contribuir nos debates e ajudar os integrantes da Comissão a refletir sobre as atuais condições das máquinas geralmente utilizadas nas fábricas. Soluções como o duplo acionamento, por exemplo, são muito importantes. Na cidade de Jaú, onde trabalho desde muito jovem no setor de calçados, as máquinas estão ultrapassadas. Pelo que percebi nos debates da CNTT, esta é a realidade em muitas fábricas nas mais diversas regiões do país. Realmente é preciso uma adequação”, analisou Jacintho.

 

Acidentes

                Segundo o Sinait – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, o Brasil está em 4º lugar no ranking de acidentes. Um levantamento de 2012 e 2013, aponta que 12 mil acidentes de trabalho graves e fatais ocorrem por ano, sendo que 42% estão relacionados às máquinas e equipamentos, 50% envolvem acidentes graves e 30% são fatais.

                Este cenário é ainda mais preocupante com relação aos terceirizados. “Com esta lei da terceirização, uma das grandes preocupações do movimento sindical é com o aumento dos acidentes de trabalho, que são ainda mais recorrentes aos terceirizados. É preciso garantir a segurança dos trabalhadores”, aponta Cida Trajano, presidenta da CNTRV.

NR-12

                A NR-12 é um regulamento que estabelece requisitos mínimos para o trabalho seguro em máquinas e equipamentos abrangendo desde o projeto até o descarte das máquinas e as diversas interações com os trabalhadores em todas as fases de utilização. Para tanto, afirma e divulga as boas técnicas consolidadas em segurança de máquinas representadas pelas normas técnicas, buscando a harmonização entre as normas e o regulamento e uma aproximação de práticas internacionalmente aceitas”, afirma Rodrigo Cauduro Roscani, engenheiro mecânico e pesquisador da Fundacentro, em Campinas/SP.

 

Título: Comissão Nacional Tripartite para revisão da NR 12 realiza reunião em São Paulo, Conteúdo:                 O presidente do Sindicato dos Calçadistas de Jaú, Miro Jacintho, participou de uma reunião da Comissão Nacional Tripartite Temática, CNTT, sobre a NR 12, uma Norma Regulamentadora que trata da segurança dos trabalhadores diante de máquinas e equipamentos industrias. O Encontro aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 3 e 4 de maio. O sindicalista representou o vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), João Batista Xavier, que acompanha a movimentação da CNTT desde sua instalação.                 O tema central da reunião foi o trabalho seguro em máquinas na indústria de calçados. “Como supervisor de manutenção na indústria calçadista, pude contribuir nos debates e ajudar os integrantes da Comissão a refletir sobre as atuais condições das máquinas geralmente utilizadas nas fábricas. Soluções como o duplo acionamento, por exemplo, são muito importantes. Na cidade de Jaú, onde trabalho desde muito jovem no setor de calçados, as máquinas estão ultrapassadas. Pelo que percebi nos debates da CNTT, esta é a realidade em muitas fábricas nas mais diversas regiões do país. Realmente é preciso uma adequação”, analisou Jacintho.   Acidentes                 Segundo o Sinait – Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho, o Brasil está em 4º lugar no ranking de acidentes. Um levantamento de 2012 e 2013, aponta que 12 mil acidentes de trabalho graves e fatais ocorrem por ano, sendo que 42% estão relacionados às máquinas e equipamentos, 50% envolvem acidentes graves e 30% são fatais.                 Este cenário é ainda mais preocupante com relação aos terceirizados. “Com esta lei da terceirização, uma das grandes preocupações do movimento sindical é com o aumento dos acidentes de trabalho, que são ainda mais recorrentes aos terceirizados. É preciso garantir a segurança dos trabalhadores”, aponta Cida Trajano, presidenta da CNTRV. NR-12                 A NR-12 é um regulamento que estabelece requisitos mínimos para o trabalho seguro em máquinas e equipamentos abrangendo desde o projeto até o descarte das máquinas e as diversas interações com os trabalhadores em todas as fases de utilização. Para tanto, afirma e divulga as boas técnicas consolidadas em segurança de máquinas representadas pelas normas técnicas, buscando a harmonização entre as normas e o regulamento e uma aproximação de práticas internacionalmente aceitas”, afirma Rodrigo Cauduro Roscani, engenheiro mecânico e pesquisador da Fundacentro, em Campinas/SP.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.