“Democracia para sempre!”

Nota Pública da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Vestuário da CUT - CNTRV

Escrito por: Cida Trajano • Publicado em: 09/01/2023 - 19:06 Escrito por: Cida Trajano Publicado em: 09/01/2023 - 19:06

CNTRV

Não podemos confundir, sequer nos menores detalhes, os crimes de vandalismo contra as instituições democráticas cometidos neste domingo, com o direito à livre manifestação. A invasão e depredação dos símbolos máximos do estado brasileiro é um ato terrorista e golpista que não afronta apenas a democracia do nosso país, mas todas as democracias do mundo.

Agravantes como suspeição de financiamento empresarial e conivência de organizações públicas e do próprio governo distrital, nos coloca em alerta máxima.

Depois de defender a democracia nas urnas, é hora de lutar por seu fortalecimento!

A punição exemplar de cada um e cada uma das centenas de golpistas que cometeram crimes graves contra as instituições democráticas (não só em Brasília, mas em qualquer cidade do país) assim como a mais ampla e competente investigação, identificação e julgamento de lideranças e financiadores, é a questão-chave. A impunidade é a maior aliada da inconsequência.

Os episódios desse domingo não deixam margem para dúvidas: o Bolsonarismo não é um ideário político. Trata-se de uma organização criminosa cuja liderança máxima deve ser imediatamente investigada e responsabilizada por seus crimes.

Cabe a nós, verdadeiros lutadores e lutadoras da classe trabalhadora, restabelecer o mais amplo diálogo nas bases, nas redes sociais e nos espaços de representação, no sentido de reafirmar o comprometimento popular com os valores democráticos que possibilitam, inclusive, o direito de reivindicar e lutar por uma vida melhor.

A frase “Democracia para sempre!” dita por Lula em sua posse no dia 1.º de janeiro de 2023, marcará a luta sindical, social e política pelos próximos anos.

São Paulo, 9 de janeiro de 2023.

Cida Trajano

Presidenta da Cntrv/Cut

Título: “Democracia para sempre!”, Conteúdo: Não podemos confundir, sequer nos menores detalhes, os crimes de vandalismo contra as instituições democráticas cometidos neste domingo, com o direito à livre manifestação. A invasão e depredação dos símbolos máximos do estado brasileiro é um ato terrorista e golpista que não afronta apenas a democracia do nosso país, mas todas as democracias do mundo. Agravantes como suspeição de financiamento empresarial e conivência de organizações públicas e do próprio governo distrital, nos coloca em alerta máxima. Depois de defender a democracia nas urnas, é hora de lutar por seu fortalecimento! A punição exemplar de cada um e cada uma das centenas de golpistas que cometeram crimes graves contra as instituições democráticas (não só em Brasília, mas em qualquer cidade do país) assim como a mais ampla e competente investigação, identificação e julgamento de lideranças e financiadores, é a questão-chave. A impunidade é a maior aliada da inconsequência. Os episódios desse domingo não deixam margem para dúvidas: o Bolsonarismo não é um ideário político. Trata-se de uma organização criminosa cuja liderança máxima deve ser imediatamente investigada e responsabilizada por seus crimes. Cabe a nós, verdadeiros lutadores e lutadoras da classe trabalhadora, restabelecer o mais amplo diálogo nas bases, nas redes sociais e nos espaços de representação, no sentido de reafirmar o comprometimento popular com os valores democráticos que possibilitam, inclusive, o direito de reivindicar e lutar por uma vida melhor. A frase “Democracia para sempre!” dita por Lula em sua posse no dia 1.º de janeiro de 2023, marcará a luta sindical, social e política pelos próximos anos. São Paulo, 9 de janeiro de 2023. Cida Trajano Presidenta da Cntrv/Cut



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.