Natal: SINDTÊXTIL dialoga com governo do Estado sobre empregos e investimentos no setor

Reunião com governadora Fátima Bezerra (PT) debateu ações governamentais para a geração de emprego na indústria têxtil

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 28/05/2019 - 12:22 • Última modificação: 28/05/2019 - 12:28 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 28/05/2019 - 12:22 Última modificação: 28/05/2019 - 12:28

Divulgação

                No último dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Natal se reuniu com a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para dialogar sobre o fechamento de postos de trabalho no setor. Na ocasião, José Nogueira, presidente da entidade sindical, chamou a atenção sobre a importância do governo promover ações  que  possibilitem a retomada da indústria têxtil na região. “Falamos das dificuldades que o setor vem enfrentando e sobre o fechamento dos postos de trabalho na empresa Coteminas e propusemos que o governo promova um plano de incentivos para a indústria têxtil”, conta o sindicalista.

                As propostas apresentadas pelo Sindicato incluem incentivos mediante compromissos de estabelecimento de prazos mínimos da permanência das plantas. Segundo Nogueira, a governadora se mostrou bastante receptiva às propostas e se comprometeu em encaminhar a pauta junto ao seu governo.

 

Metade do tamanho

                Estima-se que a indústria têxtil fechou  pelo menos metade das vagas de trabalho desde 2011, quando o setor empregava cerca de 30 mil trabalhadores. Outros setores industrias como o da construção civil, por exemplo, também sofreram grandes impactos econômicos negativos no Rio Grande do Norte,  gerando alto índice de desemprego em todo o Estado.

Índices

                Em 2018, Natal obteve um índice de 13,5% de desempregados. Embora abaixo de muitas capitais, como São Paulo, por exemplo, o índice ainda  foi maior que a média nacional de 12,3%.

 

Título: Natal: SINDTÊXTIL dialoga com governo do Estado sobre empregos e investimentos no setor, Conteúdo:                 No último dia 23, o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Natal se reuniu com a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), para dialogar sobre o fechamento de postos de trabalho no setor. Na ocasião, José Nogueira, presidente da entidade sindical, chamou a atenção sobre a importância do governo promover ações  que  possibilitem a retomada da indústria têxtil na região. “Falamos das dificuldades que o setor vem enfrentando e sobre o fechamento dos postos de trabalho na empresa Coteminas e propusemos que o governo promova um plano de incentivos para a indústria têxtil”, conta o sindicalista.                 As propostas apresentadas pelo Sindicato incluem incentivos mediante compromissos de estabelecimento de prazos mínimos da permanência das plantas. Segundo Nogueira, a governadora se mostrou bastante receptiva às propostas e se comprometeu em encaminhar a pauta junto ao seu governo.   Metade do tamanho                 Estima-se que a indústria têxtil fechou  pelo menos metade das vagas de trabalho desde 2011, quando o setor empregava cerca de 30 mil trabalhadores. Outros setores industrias como o da construção civil, por exemplo, também sofreram grandes impactos econômicos negativos no Rio Grande do Norte,  gerando alto índice de desemprego em todo o Estado. Índices                 Em 2018, Natal obteve um índice de 13,5% de desempregados. Embora abaixo de muitas capitais, como São Paulo, por exemplo, o índice ainda  foi maior que a média nacional de 12,3%.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.