Rio Grande do Sul: Encontro do macrossetor da indústria da CUT reúne dirigentes de base

Participantes relatam que os trabalhadores estão começando aentender o golpe

Escrito por: • Publicado em: 18/07/2016 - 17:39 Escrito por: Publicado em: 18/07/2016 - 17:39

 

Reunidos no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no último sábado, dia 16, dezenas de dirigentes de base ligados às entidades que integram o macrossetor da indústria da CUT (Vestuário, Alimentação, Metalúrgicos, Químicos e Construção Civil), participaram do encontro promovido pela CUT/RS. A atividade, que teve início às 9h, se estendeu por todo o dia e contou com a participação de diversas lideranças da CUT e Federações filiadas.

O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV),  João Batista Xavier, participou do Encontro e avaliou a iniciativa de forma extremamente positiva. “Os dirigentes de base nos alertaram que os trabalhadores começam a entender o golpe, mas é preciso potencializar nossa comunicação para fortalecer a construção de uma greve geral. Outro ponto bastante debatido se refere à necessidade do fortalecimento da nossa ação sindical nos locais de trabalho”, conta Batista.

Comunicação e ação sindical foram temas abordados também pelo presidente da CUT/RS, Claudir Nespoli. “O Governo golpista de Michel Temer propôs sua “ponte para o futuro” e os empresários abraçaram a ideia. As entidades sindicais precisam construir uma “ponte com os trabalhadores” e ninguém melhor que os dirigentes de base para nos ajudar nesta tarefa”, afirma Nespoli que ressalta ainda a necessidade de potencializar os mecanismos da comunicação sindical. “Saímos do encontro com a expectativa de construir uma rede de comunicação em tempo real com os dirigentes de base. Esta comunicação deve ser feita de forma bilateral, ou seja, do sindicato para o local de trabalho e do local de trabalho para o sindicato, de forma instantânea.

Outro tema bastante explorado no Encontro, foi a organização dos Comitês Sindicais de Empresa. A delegação do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre expôs sobre o funcionamento dos Comitês existentes em sua base.

Além dos presidentes da CUT/RS e Federações ligadas ao macrossetor da indústria, participaram do encontro Maria Helena Oliveira, Ademir Wiederkher, Vitalina Gonçalves e Antonio Guntzel, membros da direção executiva da CUT Estadual Rio Grande do Sul. 

Título: Rio Grande do Sul: Encontro do macrossetor da indústria da CUT reúne dirigentes de base, Conteúdo:   Reunidos no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, no último sábado, dia 16, dezenas de dirigentes de base ligados às entidades que integram o macrossetor da indústria da CUT (Vestuário, Alimentação, Metalúrgicos, Químicos e Construção Civil), participaram do encontro promovido pela CUT/RS. A atividade, que teve início às 9h, se estendeu por todo o dia e contou com a participação de diversas lideranças da CUT e Federações filiadas. O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores/as do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV),  João Batista Xavier, participou do Encontro e avaliou a iniciativa de forma extremamente positiva. “Os dirigentes de base nos alertaram que os trabalhadores começam a entender o golpe, mas é preciso potencializar nossa comunicação para fortalecer a construção de uma greve geral. Outro ponto bastante debatido se refere à necessidade do fortalecimento da nossa ação sindical nos locais de trabalho”, conta Batista. Comunicação e ação sindical foram temas abordados também pelo presidente da CUT/RS, Claudir Nespoli. “O Governo golpista de Michel Temer propôs sua “ponte para o futuro” e os empresários abraçaram a ideia. As entidades sindicais precisam construir uma “ponte com os trabalhadores” e ninguém melhor que os dirigentes de base para nos ajudar nesta tarefa”, afirma Nespoli que ressalta ainda a necessidade de potencializar os mecanismos da comunicação sindical. “Saímos do encontro com a expectativa de construir uma rede de comunicação em tempo real com os dirigentes de base. Esta comunicação deve ser feita de forma bilateral, ou seja, do sindicato para o local de trabalho e do local de trabalho para o sindicato, de forma instantânea. Outro tema bastante explorado no Encontro, foi a organização dos Comitês Sindicais de Empresa. A delegação do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre expôs sobre o funcionamento dos Comitês existentes em sua base. Além dos presidentes da CUT/RS e Federações ligadas ao macrossetor da indústria, participaram do encontro Maria Helena Oliveira, Ademir Wiederkher, Vitalina Gonçalves e Antonio Guntzel, membros da direção executiva da CUT Estadual Rio Grande do Sul. 



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.