Sindicalistas da região sul participam de curso sobre organização sindical

Em 2019, o curso foi desenvolvido no nordeste. A região sudeste deverá receber o programa ainda neste ano

Escrito por: Redação CNTRV • Publicado em: 14/02/2020 - 16:07 • Última modificação: 14/02/2020 - 16:16 Escrito por: Redação CNTRV Publicado em: 14/02/2020 - 16:07 Última modificação: 14/02/2020 - 16:16

Divulgação

 

                Dirigentes sindicais ligados às confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT participam da etapa regional sul do curso de Formação e Capacitação Sindical: Resistência, Organização e Luta.

                 O primeiro módulo foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Curitiba. O presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, representou o MSI na abertura do curso e falou da importância da formação sindical frente aos desafios impostos pela conjuntura. “Este é um momento de reflexão e aprendizado e isso nos ajuda muito a nos prepararmos cada vez mais frente a grande responsabilidade de representar uma categoria profissional”, destacou o sindicalista que explicou aos cursistas sobre o funcionamento, organização e pautas do Macrossetor da Indústria da CUT (MSI).

Claudio da Silva Gomes, o Claudinho, presidente da CONTICOM, representou o MSI na abertura do cursoClaudio da Silva Gomes, o Claudinho, presidente da CONTICOM, representou o MSI na abertura do curso

O MSI reúne 6 confederações filiadas à Central Única dos Trabalhadores, que representam as categorias dos setores da construção e mobiliário, vestuário, químico, metalúrgico, alimentação e geração/transmissão de energia (CONTICOM, CNTRV, CNQ, CNM/CUT, CONTAC e Sinergia, respectivamente).

                Jana Silverman, Paula Melli, e Josenildo Melo foram os educadores responsáveis pelo Módulo cujo tema foi “Organização Sindical. Também participaram do Módulo, o professor da Unicamp José Dari Krein, e Artur Henrique da Silva Santos, ex-presidente da CUT Nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo.

 

Iniciativa

                O curso, cuja primeira etapa foi realizada na região nordeste em 2019 (SAIBA MAIS), é desenvolvido em parceria com o Solidarity Center, uma entidade ligada à AFL-CIO, maior central sindical norte-americana. Após a etapa regional sul, será a vez da região sudeste receber o programa formativo que é estruturado em 3 módulos.

Artur Henrique foi presidente da CUT Nacional e secretário municipal das Relações de Trabalho de São Paulo. Autalmente dirige a Fundação Perseu AbramoArtur Henrique foi presidente da CUT Nacional e secretário municipal das Relações de Trabalho de São Paulo. Autalmente dirige a Fundação Perseu Abramo

 

Módulo 2

                De 17 a 19 de fevereiro será realizado o segundo módulo. Com o tema “Negociação Coletiva, a atividade acontecerá em Florianópolis, na Escola Sindical Sul, órgão ligado à CUT e destinado à formação sindical e qualificação de trabalhadores.

                Nesta fase do curso, os participantes deverão apresentar um plano de ação estratégico voltado à organização no local de trabalho. Temas como a desregulamentação das leis trabalhistas e seus impactos na negociação coletiva e estratégias de negociação com vistas ao fortalecimento da representação e organização sindical serão debatidos pelos cursistas.

 

Título: Sindicalistas da região sul participam de curso sobre organização sindical, Conteúdo:                   Dirigentes sindicais ligados às confederações que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT participam da etapa regional sul do curso de Formação e Capacitação Sindical: Resistência, Organização e Luta.                  O primeiro módulo foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em Curitiba. O presidente da CONTICOM, Claudio Gomes, representou o MSI na abertura do curso e falou da importância da formação sindical frente aos desafios impostos pela conjuntura. “Este é um momento de reflexão e aprendizado e isso nos ajuda muito a nos prepararmos cada vez mais frente a grande responsabilidade de representar uma categoria profissional”, destacou o sindicalista que explicou aos cursistas sobre o funcionamento, organização e pautas do Macrossetor da Indústria da CUT (MSI). O MSI reúne 6 confederações filiadas à Central Única dos Trabalhadores, que representam as categorias dos setores da construção e mobiliário, vestuário, químico, metalúrgico, alimentação e geração/transmissão de energia (CONTICOM, CNTRV, CNQ, CNM/CUT, CONTAC e Sinergia, respectivamente).                 Jana Silverman, Paula Melli, e Josenildo Melo foram os educadores responsáveis pelo Módulo cujo tema foi “Organização Sindical. Também participaram do Módulo, o professor da Unicamp José Dari Krein, e Artur Henrique da Silva Santos, ex-presidente da CUT Nacional e diretor da Fundação Perseu Abramo.   Iniciativa                 O curso, cuja primeira etapa foi realizada na região nordeste em 2019 (SAIBA MAIS), é desenvolvido em parceria com o Solidarity Center, uma entidade ligada à AFL-CIO, maior central sindical norte-americana. Após a etapa regional sul, será a vez da região sudeste receber o programa formativo que é estruturado em 3 módulos.   Módulo 2                 De 17 a 19 de fevereiro será realizado o segundo módulo. Com o tema “Negociação Coletiva, a atividade acontecerá em Florianópolis, na Escola Sindical Sul, órgão ligado à CUT e destinado à formação sindical e qualificação de trabalhadores.                 Nesta fase do curso, os participantes deverão apresentar um plano de ação estratégico voltado à organização no local de trabalho. Temas como a desregulamentação das leis trabalhistas e seus impactos na negociação coletiva e estratégias de negociação com vistas ao fortalecimento da representação e organização sindical serão debatidos pelos cursistas.  



Informativo CNTRV

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.